top of page
IMG_9696.PNG

Escritora e roteirista, Mirna Brasil Portella pesquisa literatura para a infância desde 2001 e é pós-graduada em Leituras pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura –IILER – PUC-RJ. 

Graduada em Direito pela PUC-RJ, largou a advocacia para escrever. 

 

Publicou seu primeiro conto na revista Crescer (link), em 2011. No mesmo ano veio o primeiro livro, Chua! Chuá! Gota d’água, céu e mar (Escrita Fina), adquirido pela Petrobrás para o evento da Rio+20. Em seguida, lançou Fra, Fre, Fri, Fro, Fruta! (Escrita Fina, 2012), que já aponta a brasilidade como marca da autora, trazendo um texto autobiográfico de aventuras na infância no Norte do Brasil e passeios pelo Nordeste. Carnavalança (Escrita Fina, 2013) narra para crianças de todas as idades as origens da maior festa popular brasileira e traz 34 marchinhas de Carnaval ilustradas pela própria autora, além de partituras e gravações feitas por grandes ícones da MPB, como Chico Buarque, Mart’nália, Martinho da Vila e Maria Rita. Além disso, o livro entrou para o Catálogo FNLIJ – Bologna Children’sBook Fair 2014. Do Mar (Escrita Fina, 2014) conta uma história que se passa no Nordeste brasileiro, com direito a música e gravação da autora no YouTube (link). O livro seguiu os passos de Carnavalança e também entrou para o Catálogo FNLIJ – Bologna Children’s Book Fair 2015, além de levar o selo Altamente Recomendável FNLIJ 2015. Muito mais do que um livro sobre os jogos olímpicos, A viagem da chama olímpica (Editora Guarda-Chuva, 2016) fala sobre as origens da chama (o fogo) e suas viagens pelo mundo, desembocando no Brasil em 2016, onde encontra a brasilidade nos carnavais e nas pipas dos morros cariocas. Porco de casa cachorro é (Escrita Fina, 2017), consagra a brasilidade na obra da autora ao contar a história de um menino e seu porco, no Norte do Brasil, e leva o segundo lugar do prêmio Sylvia Orthof da Biblioteca Nacional 2018.

 

Contista, Mirna participou de algumas antologias, entre elas: 

Vou te contar – 20 histórias ao som de Tom Jobim, com o conto Ligia (Organização de Celina Portocarrero, Ed. Rocco, 2014) e Cabeça Dinossauro – O livro, com o conto Família (Organização de André Tartarini, Ed. Tinta Negra, 2016).

 

Convidada pela Eleva Educação para compor o time de autores que escrevem para o grupo, Mirna escreveu três livros para o LIV – Laboratório Inteligência de Vida, projeto que aborda a inteligência emocional para crianças e jovens. Lupe e a Casa Amarela, Mel e o Livro Douradoe Juno, um passo fora do oco, foram escritos para a Educação Infantil. Meu amigo Neko, meu amigo Rex foi escrito para o mesmo seguimento a fim de compor uma das caixas de projeto do grupo.

 

Especialista em Formação de Leitor, Mirna trabalha na Escola Eleva e no Espaço Infantil Os Batutinhas, fazendo curadoria literária e projetos de leitura, além de viajar o Brasil ministrando palestras para professores.  

©2018 by Mirna Brasil Portella. Proudly created with Wix.com

bottom of page